Método Spoon Studio

Este tutorial é básico e foi feito de forma simples, apenas para mostrar algumas das muitas possibilidades que este grande programa pode proporcionar. A versão portable recente do Spoon Studio você encontra aqui mesmo.

Parte 1 : Tirar uma foto do computador antes da instalação do programa que você quer que seja portable. 

1 - Clique na terceira opção "botão com a imagem de uma câmera"


2 - Clique Next



3 - Ele vai scanear o computador e tirar a foto antes da instalação de um programa


Parte 2 : Instalar o programa que quer portabilizar e capturar a instalação

4 -Agora instale o seu programa. Somente depois de instalar clique em Next


5 - Vai aparecer esta tela e você clica no botão Next e escolhe uma pasta (ou cria uma clicando no botão Criar nova pastapara salvar os arquivos e clique OK


6 - Depois que você clicou OK na tela anterior, é só aguardar a captura


Parte 3: Especificar o lançador

7 - Depois da captura você clica no botão OK e vai aparecer a janela Select a startup file, que é para selecionar o arquivo .EXE principal do programa . Aquele que abre o programa certo ?. Você deve clicar na sétinha e procurar o caminho com o executável do seu programa.



8- No entanto, quando um programa tem vários arquivos executáveis junto á seus arquivos, pode acontecer de não aparecer nada. Então clique no botão Multiple, para procura-lo.


9- Neste caso, depois de clicar em Multiple, vai aparecer a janela Startup Files. Do lado esquerdo no menu File você tem o caminho já colocado e você não faz nada ali, apenas tem que verificar qual é o correto. Em Comand Line seria para o caso do programa precisar de algum comando diferente para executar, por exemplo, se colocar -d  ele executa no modo DirectX, mas normalmente estes comandos aparecem automaticamente, e sendo assim, normalmente não se faz nada aqui também. Então você só tem que marcar a caixa da seção Auto Start correspondente e clicar OK. 


Parte 4 : Escolha o tipo do portable e local onde vai encontra-lo após a compilação

10 - Na próxima tela você escolhe como vai ser o portable.

1-  A primeira opção chamada User application data folder on the host PCextrai arquivos temporários no PC em Config~1\Dadosd~1\Spoon
Você pode configurar para deletar estes arquivos ao fechar o aplicativo, mas consequentemente, as configurações do aplicativo serão perdidas :

Caminho: Botão Sétings\Process Configuration | Marque a caixa:
( * ) Delete sandbox on application shutdon

2- A segunda opção chamada Removable storage device cria um diretório com uma pasta chamada Spoon na pasta atual, porém, é necessário fazer uma pequena modificação no botão Settings para funcionar corretamente.

Caminho: Botão Settings\Process Configuration | Desmarque a caixa:
( )Enable Spoon command line arguments



AVISO: Se você não fizer isso, na inicialização vai aparecer uma janéla com a menssagem UsbActivationOnly is missing from string table. E o portable só vai funcionar apartir do pendrive.

3- A terceira opção UNC network share, seria para usar com caminho em rede. EX:\\ServerName\ShareName\%USERNAME%\Spoon\Sandbox\@TITLE@\@VERSION@

4- A quarta opção Custom location o nome já diz, é avançada e seria para escolher um local.
EX.: Digamos que eu queira customizar para ele extrair os arquivos temporários em uma pasta local chamada App (como se fosse um portableapps)Então eu teria que clicar na opção Custon location e colocar o seguinte caminho:@APPDIR@\App\Sandbox\@TITLE@\@VERSION@  

Lembrando que para @APPDIR@ a configuração mensionada no Tópico 10\2 acima, deve ser feita, caso contrário, o portable só vai abrir apartir de um pen drive.

Para Dados de aplicativos :  @APPDATA@\Spoon\Sandbox\@TITLE@\@VERSION@

Variáveis:

@DOCUMENTS@
@PROGRAMFILESX86@
@SYSTEM@
@PROFILE@
@WINDIR@
@APPDATALOCAL@
@APPDIR@
@APPDATA@

Depois de marcar a sua opção, clique em Next para indicar o local onde salvar o arquivo após a compilação que vai ser feita no final através do botão Build.



11 - Então é aqui na janéla Choose the build output file que você deve indicar o local , pode ser em Meus Documentos, Desktop, etc..e depois disso prossiga clicando em Abrir \ Salvar.


Parte 5 : Deletar arquivos desnecessários e reconfigurar o registro

12 - Agora você terminou tudo e se clicar em Finish com tudo selecionado, ele já vai criar o Portable e iniciar ele. Então eu recomendo que você desmarque as 2 opções de baixo para ele não compilar agora e não iniciar após a compilação ententeu? Deixe então só a primeira marcada, para ele salvar as configurações. Então você clique em Finish e vamos para a próxima téla para deletar alguns arquivos ou chaves desnecessários .


13 - Botão File System - Nesta parte você pode deletar arquivos que você sabe que não tem nada à ver com o programa como a pasta Documents and Settings e pasta com histórico do seu navegador arquivos temporários. Pasta do menú iniciar e uninstall também podem ser deletados mas é opcional. Detalhe importante é que você só pode deletar arquivos ou chaves na janéla do spoon. Se mecher nos arquivos no local onde que ele salvou vai dar erro e não compila. Lá você até pode editar algum arquivo de texto, mas não pode retirálo de lá. Isso só na janela do Spoon certo ?



13 - Botão Registry - Eu recomendo não fazer nada nesta parte e deletar ou editar somente se der algum problema no portable .

Na verdade chaves podem ser deletadas, adicionadas ou modificadas, porém nós não vamos entrar nesta parte complicada, porque algumas coisas só se aprende com a prática, e são usadas em caso de necessidade.
Por exemplo, recentemente eu criei um portable com o Spoom e eu tive que editar a chave, pois éla veio assim:

@SYSDRIVE@|Arquivos de programa|pasta do programa

E eu tive que editar assim:

@PROGRAMFILESX86@|Pasta do programa

Se eu não tivesse editado, o portable iria procurar por C:\ Arquivos de programas, e a linguagem do Spom é @PROGRAMFILESX86@.

14 - Botão Settings -

1 - Nesta parte temos a aba Startup Settings onde você pode carregar um splash, que deve ser no formato .bmp para abrir no inicio do programa. Mas isso é opcional.



2 - Ao lado em Process Configuration é permitido reconfigurar o local do Sandbox, tornando possivel refazer o portable de um modo diferente, bastando apenas editar o endereço no local onde está escrito Application sandbox location, exemplo:

Modo PC: @APPDATALOCAL@\Spoon\Sandbox\@TITLE@\@VERSION@
Modo USB: @APPDIR@\Spoon\Sandbox\@TITLE@\@VERSION@
Outro local: @APPDATA@\Spoon\Sandbox\@TITLE@\@VERSION@
Mais em baixo você também pode configurar habilitações interessantes apenas marcando caixas. Vale destacar pelo menos 4 opções que merecem consideração:

( ) Delete sandbox on application shutdon
Marcando esta caixa, ele deleta todo o conteúdo do sandbox, ao fechar o aplicativo.
( ) Compress payload
Esta opção o habilita à comprimir o portable na compilação, tornando-o pequeno.

( ) shutdown process tree on root process exit
Nesta ele encerra algum processo do portable ao fechar o aplicativo.
( ) Enable startup executable optimization
Permiti a otimização do executável na inicialização do Windows.

Enfim, são configurações que podem ser usadas opcionalmente ou se necessário
Lembrando mais uma vez que a caixa ( )Enable Spoon command line arguments deve ser desmarcada



Parte 6: Compilação final

15 - Tudo pronto. Agora é só clicar no botão Build em cima e aguardar ele compilar.


16 - Depois que ele criou o portable, ainda é permitido renomear antes de iniciá-lo. Lembrando que você tem que desintalar o programa que você instalou certo?

Considerações Finais:

1- O Spoon só cria um único executável.(diferente do ThinApp que permite criar vários executáveis)

2- Para portabilizar programas com multiplos exes com o spoon, é necessário 1 lançador com menu. Exeto se o programa já tiver este recurso. Por exemplo, para o lançador principal do Openoffice.org, o próprio programa já tem o lançador chamado soffice.exe que abre um menu com todos os aplicativos.

Já o lançador de menu do Microsoft Office seria o arquivo chamado msoffice.exe, mas me parece que este arquivo não existe mais nas novas versões do Office, por isso ele é portabilizado mais com o Thinapp.
Mas neste caso, ainda existe uma solução, bastando apenas instalar um launcher junto e selecionar com ele todos os EXEs do programa e depois capturar tudo com o Spoon. Mas, neste caso, você teria que configurar o Spoon para executar o Laucher e assim abrir um menú com todos os executáveis do programa.
Para este caso, eu recomendo que seja um programinha pequeno mas estável. tipo estes:
FSL Launcher

Eu criei um Office aqui com o Spoon Studio e utilizando o FSL Launcher . Veja como ficou:



Um menu simples mas que funciona sem erros com o Spoon e ainda dá pra adicionar mais programas, pois ele é totalmente configurável. Estou pensando se posto ele aqui no blog, que já tem mas feito com o ThinApp. Com o Spoon é inédito, e ele ficou rápido, acho que vale à pena . (Já está disponível no blog para download)

Tem um cara na net que consegue fazer o Office com o Spoon parecido com o esquema do ThinApp
Tutorial: how to virtualize Office 2007 SP3 with Spoon Studio  mas eu ainda não compreendí perfeitamente o esquema. Achei um pouco complexo, mas interessante .



3- Você só pode deletar arquivos e alterar registro pela janéla do Spoon, mas ele permite editar algum arquivo de texto, .INI etc.. na pasta local onde você salvou os arquivos para o Spoon.

4- Mesmo depois de fechar o Spoon, ainda é possivel refazer o portable, basta clicar no botão com o desenho de um martelo e selecionar a configuração que foi salva chamada Snapshot.xappl , no caso vai aparecer o caminho do local onde você salvou ele, que é o mesmo lugar onde estão os arquivos do programa que foi capturado. Lembrando que para isso você deve salvar a configuração na janéla que aparece, quando se fecha o programa, e nesta parte deve-se clicar em SIM.



5- Se você criou um portable de 1 só executável, mas agora que que ele seja estilo PortableApps criando a pasta App, é necessário reconfigurar no botão Sétings\Process Configuration

1- Em Aplication sandbox location editar para:

@APPDIR@\App\Sandbox\@TITLE@\@VERSION@

2- Desmarque a caixa:

( )Enable Spoon command line arguments



Eu estou estudando o método de criar portable com o spoon com multiples exes direto pelo programa. analizando o tutorial da net cheguei ás seguintes conclusões:

1- No spoon em "Múltipla" e desmarcar todos e não marcar nada.
2- Para o nome do arquivo de saída você pode escolher algo como "Microsoft Office 2007 SP3 Portable.dat"
3- Usar o programa ExeBuilder para criar os arquivos .exe.

Eu entendí tudo e criei aqui o arquivo .DAT com o spoon e os EXES com o ExeBuilder veja:



Ele está funcionando 100% e acho que terei que criar um novo tutorial só pra este esquema ou incluir estas informações neste. Só vou testar mais algumas coisas, tipo colocando um splash pra ver como fica.

Bem Vindos ao meu Blog

Translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Postagens Populares

Seguidores

- Copyright © Portablegal -Ismael de Jesus- Powered by Blogger - Designed by Ismael -